Boletins

Governo antecipa 13º para aposentados e pensionistas do INSS


 

Governo antecipa em três meses o pagamento do abono anual (13º salário) para segurados e dependentes da Previdência Social que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

A medida foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) de hoje. O pagamento, segundo o governo, será feito em duas parcelas: a primeira, correspondente a 50% do abono devido em maio de 2021, será distribuída juntamente com os outros benefícios deste mês, entre 25 de maio e 8 de junho.

Já a segunda - que pode receber descontos do Imposto de Renda, a depender do valor - deve cair com os benefícios do mês que vem, entre 24 de junho e 7 de julho. O abono anual normalmente é pago entre agosto e setembro.

A medida, de acordo com o Ministério da Economia, tem como objetivo incrementar a renda dos beneficiários que tem direito ao abono, injetando R$ 52,7 bilhões no país e favorecendo o processo de recuperação após a pandemia de Covid-19.

Além disso, a grande maioria dos contemplados são pessoas idosas, doentes ou inválidas - grupo ainda mais vulnerável à doença.

Ainda segundo a pasta, a antecipação do abono não prejudicará o orçamento, uma vez que não haverá acréscimo nas despesas previstas para este ano.



(Decreto nº 10.695/2021 – DOU de 05.05.2021)


Fonte: https://lnkd.in/edB4YHz