Boletins

RECEITA FEDERAL - FALSOS E-MAIL´S ENVIADOS

Cuidado Falsos E-Mail´s da SRF.

 

Mensagem informa ao contribuinte que ele tem pendências a resolver
 
Os internautas estão recebendo um e-mail falso enviado, supostamente, pela Coordenação-Geral de Fiscalização (Cofis) da Receita Federal, em nome do Coordenador-Geral, Marcelo Fisch.
Enviada por quadrilhas especializadas em cometer crimes pela internet, a mensagem informa que existem pendências cadastrais do contribuinte que precisam ser resolvidas, sob pena de multa.

Dados Sigilosos - Os criminosos, por meio dessa técnica, tentam obter informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. Eles induzem os usuários a responder a perguntas e instalar programas em seus computadores.

Para tentar aumentar a credibilidade da mensagem eletrônica, as quadrilhas usam nomes e timbres oficiais da Receita Federal. Segundo o auditor da Receita, Luiz Monteiro, hoje em dia é comum que quadrilhas enviem esse tipo de e-mail tentando se passar pelo órgão.
 
Para não cair no golpe, a Receita aconselha os internautas a não abrir ou tampouco responder a e-mails de origem desconhecida. “A Receita Federal não manda e-mail para ninguém. O contribuinte deve apagar imediatamente qualquer mensagem supostamente enviada pelo órgão”, alerta Monteiro.
 
Os contribuintes também não devem abrir arquivos anexados, já que normalmente eles são programas que podem causar danos ao computador ou obter informações confidenciais do usuário. Além disso, as pessoas não devem acessar links para endereços da internet, mesmo que eles levem o nome da Receita.
 
De acordo com Monteiro, embora a Receita mantenha um trabalho de rastreamento, é muito difícil identificar a origem dessas mensagens. “Infelizmente, não há muito que fazer, além de informar e conscientizar a população”, lamenta Monteiro.


Quality Assessoria Contábil